Pacificando as relações – Encontro para pais e mães

Foto: Pixabay

Para germinar a paz, é preciso semear paz. Essa é premissa do Pacificando as relações – Encontro para Pais e Filhos. Trata-se de um seminário curto, dirigido a pais e mães interessados em encontrar um caminho para construir um dia a dia mais pacífico com os seus filhos.

Ainda que as violências cotidianas geralmente não terminem estampando as páginas policiais dos jornais, elas provocam mal-estar. Para pais e mães, isso costuma ser pior. Sucessivas reações intempestivas podem ir minando a paz dentro de uma casa, sem que as pessoas percebam que é possível agir de outra maneira. Nesse momento de vivências e trocas, os participantes aprendem a encontrar um espaço de paz dentro de si mesmos, além de alguns recursos para acessar esse estado nos momentos em que a tranquilidade parece querer escapar pela janela.

Antes de me tornar facilitadora deste seminário, trabalhei durante mais de uma década em veículos de imprensa, em Belo Horizonte e São Paulo, e durante dois anos estive à frente do website BH da Meninada, dedicado à cultura infantil. Atuei também, durante um ano, como orientadora educacional em um curso livre dirigido prioritariamente às crianças e, mais recentemente, tenho me dedicado às terapias holísticas. Sou aprendiz no curso Formação Holística de Base – Educação para a Paz, da Universidade da Paz – Unipaz, e mãe de duas crianças, Dora, de 10 anos, e Rosa, de 8.

Acredito firmemente que é na mente de cada um de nós que nascem tanto a confusão que dá origem à violência quanto a tranquilidade que pode a tudo pacificar. Por conta disso, o primeiro objetivo deste encontro com pais e mães é permitir que cada participante experimente a sensação de paz em sua própria mente.

No turbilhão das urgências do dia a dia, a pirraça do caçula ou o fone de ouvido do adolescente – que não houve o chamado para o jantar – podem ser apenas a gota que falta para o caldo entornar, mas, se cada um souber como encontrar esse espaço de calma dentro de si mesmo, é possível criar recursos para não reagir da maneira habitual e, quem sabe, descobrir que a vida pode ser mais tranquila e mais fácil.

Trabalhar com cuidadores de crianças e adolescentes tem o propósito de semear a cultura de paz não apenas hoje, mas também no futuro. As crianças aprendem mais com aquilo que veem, vivenciam e sentem do que com os discursos que ouvem.. E os adultos não são assim tão diferentes. É por isso que esse é um encontro muito mais vivencial do que teórico. Não esperem um curso sobre como disciplinar crianças. Este é um encontro para iniciar um caminho de paz nas relações com elas.

Quem foi recomenda

Eu achei o encontro muito positivo porque ele traz pra gente uma reflexão sobre como a gente está conduzindo a vida familiar. Faz a gente rever alguns conceitos e se acalmar perante a vida conturbada que a gente leva. E nos ajuda a compreender que a gente precisa realmente dar uma respirada e observar melhor as questões e as nossas atitudes diante dessas questões.

Denise Melo, jornalista, mãe da Sofia, de 8 anos

O seminário foi excelente e superou minhas expectativas. A facilitadora, Daniela, conduziu muito bem o encontro. Recomendo a todos que participem das próximas edições porque esse encontro nos ajuda a tornar mais leves e amorosas as nossas relações com nossos filhos e com toda a família.

Denise Gomes Fernandes, artesã e empreendedora, mãe da Isadora, de 10 anos, e da Isabelle, de 3

Sempre sonhei com um curso para ajudar mães e pais nessa tarefa de cuidar dos filhos. Nesse encontro, além de refletir sobre o meu papel de mãe, fui convidada a pensar em minha própria vida. É sempre proveitoso separar um tempo pra gente, em prol dos filhos.

Sandra Kiefer, jornalista, mãe do Eduardo, de 13 anos, e do Bernardo, de 7

Na imprensa

Confira o que já foi publicado na imprensa sobre o seminário Pacificando as relações – Encontro para Pais e Filhos:

  1. JORNAL PAMPULHA 
  2. PORTAL SEM CHORO

Entre em contato

  • Se você for coordenador ou coordenadora educacional e tiver interesse na realização de um seminário na sua escola, clique aqui para enviar uma mensagem.
  • Se quiser ser avisado ou avisada sobre a realização do próximo seminário em sua cidade, envie seu nome completo, o nome da sua cidade e um número de celular com whatsapp para o e-mail accessbarsdaniela@gmail.com. Escreva no campo “assunto” os dizeres: Quero participar do Pacificando as Relações – Encontro para Pais e Mães.